domingo, 17 de outubro de 2010

8o. dia - Dia livre em San Pedro de Atacama

Acordamos sem compromisso com horario, tomamos um belo desayjuno, e fomos procurar uma agencia para marcar os passeios.

Fechamos um pacote com o pessoal da empresa Sol Andino, que nos cobrou cerca de US$ 100,00 ou 47.000 pesos para 3 dias de passeio.

Nosso primeiro passeio estava marcado para as 16:00 horas. Como tinhamos bastante tempo, percorremos a pé todas as ruas de San Pedro.

Tudo é muito simples, as construcoes por fora sao feitas com adobe, tudo tem cor de terra. Mas quando se entra nos restaurantes, por exemplo, tem-se uma grata surpresa, pois é mais bonito e moderno do que o lado de fora.

Visitamos o museo arqueológico de San Pedro também, é bastante interessante, com muita informacao.

Chegou a hora do almoco. Os restaurantes tem um menu do dia, que inclui sempre uma salada de entrada, um prato principal, com dois tipos a escolher, uma sobremesa e uma bebida, tudo isto por cerca de 5.000 pesos.

Na hora de iniciarmos o nosso passeio com a agencia, descobrimos que também iria neste passeio nossos amigos Paulo e Ana, de Baln. Camboriu, que tambem esta de GSA por aqui.

Fomos levados primeiro a um lugar aonde se avista bem o vulcao Licamcabur e o Salar do Atacama. Tem uma pedra aonde se pode tirar uma foto, pendente em um precipicio.

Em seguida, visitamos o Vale da Morte, uma quebrada, como eles chamam por aqui, que na verdade, foi um caminho aberto para se explorar sulfre, este sulfre era material de escambo com a Bolivia.

Depois visitamos o Vale da Lua, lugar impressionante, aonde se caminha por canions, entre montanhas com formacao de quartzo e de sal. Em uma destas montanhas, que estava parcialmente iluminada pelo sol, era possivel ouvir a montanha "estralar", devido a diferenca de temperatura entre dia e noite, a montanha se expande e contrai, e é possivel ouvir tudo estralando, é impressionante.

Em seguida visitamos uma formacao chamada de 3 Marias, ou 3 vigilantes, nada de especial, mas fazia parte do percurso. Perto dali, caminhamos até uma mina antiga de extracao de sal.

O grande desfecho foi subir a grande duna, que leva cerca de 15 minutos para ser vencida, para se observar o por do sol iluminando a cordilheira dos Andes e o Licancabur, que vao mudando de cor conforme o sol se poe, simplismente maravilhoso.

Fechamos a noite indo jantar no restaurante Adobe, que, segundo o Sérgio, é o melhor da cidade, com o casal Paulo e Ana, e também com um casal de Sao Paulo, Sérgio e Denise, que também estavam de passagem e já tinham feito amizade com o Paulo e com a Ana.

Amanha o passeio é para as Lagunas Altiplanicas, com desayjuno e almuerzo inclusos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário